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Coroinhas

Quem é o Coroinha?

    O coroinha é o menino ou menina,que já iniciou catequese.Pode ser criança,pré-adolescente ou adolescente que possa ajudar nas funções litúrgicas na Missa,Celebração da Palavra,visita aos doentes e outras atividades da comunidade(quando possível).Acompanha,auxilia e serve o celebrante na Santa Missa e nos demais atos litúrgicos da comunidade,como procissões,casamentos,batizados etc.
    Do coroinha exige-se piedade,postura,respeito pra com o ministério,respeito e atenção para com os fiéis da assembléia,respeito para com o templo(desde cedo ele deve se acostumar a tratar santamente o lugar sagrado).
    Ser coroinha é muito importante,pelo serviço que presta à comunidade,à Igreja,ao sacerdote e ,principalmente a Deus.É uma oportunidade para iniciar sua caminhada de serviço na Igreja.
    O coroinha exerce um trabalho muito importante numa comunidade,principalmente durante as celebrações.Está em local de destaque e sempre sujeito a atenção de toda a assembléia.Por isso ,deve procurar fazer tudo cuidadosamente,lembrando que ele poderá servir de ''espelho'' para toda a assembléia e,principalmente,para nossas crianças,que poderão até imita-ló.Quando ele participa com bastante entusiasmo,com certeza estará motivando as demais crianças a fazê-lo também.
    O coroinha ''ajuda nas missas'',mas,se não estiver preparado,poderá ''atrapalhar''.
    O trabalho do coroinha numa comunidade não poderá ser limitado ao ''ajudar as missas''.É muito importante que se integre com toda a comunidade;que comece a desenvolver um trabalho pastoral,incentivando a  integração de novas pessoas com o grupo.Haja vista,a perspectiva do seu caminho vocacional a ser percorrido posteriormente.O que será favorecido se desde cedo for conhecendo os vários grupos,ministérios,pastorais existentes em sua comunidade.
    No presbitério o coroinha não é simplesmente um ''enfeite'',mas uma presença marcante,pelo serviço que desempenha e pela sua fé e amor.
    O bom coroinha é aquele que se necessário,coloca-se sempre a serviço da Igreja e das coisas de Deus:nas procissões,nas solenidades,nas celebrações litúrgicas e nas aos doentes,juntamente com os ministros extraordinários da comunhão eucarística(MECE).O coroinha deve trabalhar em sintonia com os MECE's.
    Após o período de atuação como coroinha,o mesmo deverá estar motivado para participar de outros grupos,seja como auxiliar na catequese,na liturgia,no grupo de cantos ou em qualquer grupo,ao qual se identifique.


Objetos Destinados as Celebrações Litúrgicas

Altar
O Altar representa a mesa do Senhor, que Jesus com seus discípulos usaram para celebrar a ceia na quinta-feira santa, no cenáculo, em Jerusalém.Na mesa Jesus colocou o seu próprio Corpo na forma de pão e vinho como alimento para todos.
Ambão
É o lugar mais elevado, no presbitério, de onde se proclamam as leituras,homilias,salmos,orações comunitária.

Âmbula,Cibório ou Píxide
Recipiente pra conservação e distribuição das hóstias aos fies.

Cálice
Nele se deposita o vinho que vai ser consagrando.Assim,depois da Consagração,contém o Sangue do Senhor.

Carrilhão ou Sineta
Utilizado pra chamar a atenção da Assembléia durante a elevação do pão e do vinho consagrados.
Credência 
Mesa onde se colocam os utensílios que serão utilizados na Celebração.

Cruz Processional
Cruz utilizada em procissões.

Caldeirinha
Vasilha onde se coloca Água Benta para aspersão das pessoas e de objetos.
 

Castiçal
Utensílio que serve de suporte pra uma vela.

Candelabro
Grande castiçal com ramificações,a cada uma das quais correspondem um foco de luz.
Galhetas
Duas pequenas jarras,uma para o vinho e a outra para a água.

Ostensório
Objeto que serve para expor a Hóstia Consagrada para Adoração dos fiéis.

Custódia
Parte do Ostensório onde se mostra a Hóstia Consagrada.

Luneta 
Peça circular do Ostensório onde se coloca a Hóstia Consagrada para a exposição do Santíssimo.


Turíbulo
Vaso utilizado para as incensações durante a Celebração da Santa Missa.

Naveta 
Pequeno vaso onde se transporta o incenso nas Celebrações.

Insígnias do Bispo
Anel Episcopal
Anel do Bispo que significa aliança do Bispo com seu Missão.
Báculo
Um especie de cajado,que representa o poder de Pastor.


Mitra
Uma espécie de chapéu alto com duas pontas na parte superior e duas tiras da mesma tela que caem sobre os ombros.
Cruz peitoral
Cruz que os bispos levam sobre o peito.
Solidéu
Peça de tela de forma arredondada e côncava que cobre a coroa da cabeça.
CORES LITÚRGICAS

BRANCO : É a cor da ressurreição, da alegria do tempo  Pascal e do nascimento, das festas do Senhor, de Maria e dos Santos não martirizados.
VERMELHO : É a cor da Paixão da Sexta-Feira Santa, do fogo do amor de Pentecostes, das festas dos Mártires...que “alvejaram as vestes no sangue do cordeiro”(Ap.7,14).
VERDE : Usa-se no Tempo Comum. Com o verde, caminhamos na esperança de nossa plena comunhão com Deus.
ROXO : Simboliza a penitência. Usa-se no Tempo do Advento, da Quaresma e em funerais. No Advento: convoca a preparação da vinda do senhor, na Quaresma: mudança de vida e nos funerais: nos faz pensar na fragilidade da vida (Exéquias).

ROSA : Simboliza também a alegria. Pode ser usado no 3º Domingo do Advento, chamado "Guaudetie", e no 4º Domingo da Quaresma, chamado aqui "Laetairae", ambos domingos da alegria.
PERTO :Sinal de luto e tristeza é pouco usado nas liturgias;é mais usado quando pessoas importantes da igreja morrem,como PAPA,Cardeais,ETC.
AZUL:Usa-se ou não na Solenidade da Imaculada Conceição; representa o manto azul de Nossa Senhora. Ainda não é usado por muitos padres. (Aqui vale lembrar que o azul é usado como cor devocional e não obrigatoriamente como cor litúrgica – exceto na Espanha que é obrigatoriamente cor litúrgica mariana.)


GESTOS CORPORAIS

AS MÃOS JUNTAS: Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé súplica, confiança e entrega da vida.
SENTADOS: Durante o tempo que se permanece sentado as mãos dos acólitos devem estar sempre sobre o colo e com o tronco bem reto. Esta posição simboliza escuta, diálogo, de quem medita e reflete. Na liturgia, esta posição cabe principalmente ao se ouvir as leituras (salvo a leitura do Evangelho), na hora da homilia e quando a pessoa está concentrada, meditando.
A VÊNIA: É uma inclinação. Feita sempre diante do sacrário e de autoridades eclesiásticas. É uma demonstração de respeito, reverência. Faz-se a vênia também durante alguns momentos da celebração da Santa Missa quando se é proclamado o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, da Virgem Maria, do Espírito Santo ou da Santíssima Trindade e após a Proclamação do Evangelho, quando se é erguida a Palavra.
A GENUFLEXÃO: Faz-se dobrando o joelho direito até o solo. Significa adoração. Feita sempre diante do Santíssimo Sacramento. Deve ser feita também ao entrar na igreja.
PROSTAÇÃO: Significa estender-se no chão; expressa profundo sentimento de indignidade, humildade, e também de súplica. Gesto previsto na Sexta-feira santa, no início da celebração da Paixão. Também os que vão ser ordenados diáconos e presbíteros se prostram.
DE JOELHOS: De início,  o cristão ajoelhava-se somente nas orações particulares.  Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em tempo de penitência. Agora essa posição é comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho. Significa adoração a Deus.
DE PÉ: É a posição do Cristo Ressuscitado, atitude de quem está pronto para obedecer, pronto para partir. Demonstra prontidão para por em prática os ensinamentos de Jesus.
BATER NO PEITO: é expressão de dor e arrependimento dos pecados. Este gesto ocorre na oração Confesso a Deus todo poderoso...
SILÊNCIO: atitude indispensável nas celebrações litúrgicas. Indica respeito, atenção, meditação, desejo de ouvir e aprofundar a palavra de Deus. Na celebração eucarística, se prevê um instante de silêncio no ato penitencial e após o convite à oração inicial, após uma leitura ou após a homilia. Depois da comunhão, todos são convidados a observar o silêncio sagrado.
CAMINHAR EM PROCISSÃO: é atitude de quem não tem moradia fixa neste mundo, não se acomoda, mas se sente peregrino e caminha na direção dos irmãos e irmãs, principalmente mais empobrecidos e marginalizados. Existem algumas procissões que se realizam fora da Igreja, por exemplo, na solenidade de Corpus Christi e no Domingo de Ramos, na festa do padroeiro e outras pequenas procissões que se fazem no interior da igreja: a procissão de entrada, a das ofertas e a da comunhão. A procissão do Evangelho é muito significativa e se usa geralmente nas celebrações mais solenes.


SÍMBOLOS LITÚRGICOS

ALFA E ÔMEGA:(A W ) Primeira e última letra do alfabeto grego. No Cristianismo aplicam-se a Cristo, princípio e fim de todas as coisas.
IHS: Iniciais das palavras latinas Iesus Hominum Salvator, que significam: Jesus Salvador dos homens. Empregam-se sempre em paramentos litúrgicos, em portas de sacrário e nas hóstias. No Final da Idade média, IHS se converteu em um símbolo, assim como o chi-rho durante o período constantino. IHS se converteu em característica iconográfica adaptada por São Vicente Ferrer e por São Bernardino de Siena, Santo missionário, que ao final de seus sermões acostumava exibir devotamente este monograma em sua audiência. INRI: São as iniciais das palavras latinas Iesus Nazarenus Rex Iudaerum, que querem dizer: Jesus Nazareno Rei dos Judeus, mandadas colocar por Pilatos na crucifixão de Jesus.                TRIANGULO: Com seus três ângulos iguais (equilátero), o triângulo simboliza a Santíssima Trindade. É um símbolo não muito conhecido.                                                XP: Estas letras, do alfabeto grego, correspondem em português a C e R. Unidas, formam as iniciais da palavra CRISTÓS (Cristo). Esta significação simbólica é, porém, ignorada por muitos.                                                                                                                                         Pax: Pax é o termo em latim para “paz” que está muitas vezes associado com a história do Natal.      
IX:
 Este é um monograma antigo, raramente visto nas igrejas de hoje. Ele é formado por duas letras gregas. A letra “I”, primeira letra do nome Jesus (IHCOYC), e o “X”, a primeira letra no nome Cristo (XPICTOC).                                                              Ecce Agnus Dei: Expressão em língua latina que significa “eis o Cordeiro de Deus”. Esta frase foi dita por João Batista ao avistar a Jesus enquanto estava batizando do outro lado do Jordão. Ela é usada para marcar a Epifania, ou seja, a manifestação de Jesus como o Messias. Jo 1.29-31                                                                                               

SÍMBOLOS LITÚRGICOS LIGADOS A NATUREZA

A ÁGUA: A água simboliza a vida (remete-nos sobretudo ao nosso batismo, onde renascemos para uma vida nova). Pode simbolizar também a morte (enquanto por ela morremos para o pecado). Ela supõe e cria o banho lustral, de purificação, como nos ritos do Batismo, do "lavabo"  e do "asperges", este em sentido duplo: na missa, como rito penitencial, e na Vigília do Sábado Santo, como memória pascal de nosso Batismo. 
O FOGO: O fogo ora queima, ora aquece, ora brilha, ora purifica. Está presente na liturgia da Vigília Pascal do Sábado Santo e nas incensações, como as brasas nos turíbulos. O fogo pode multiplicar-se indefinidamente. Daí, sua forte expressão simbólica. É símbolo sobretudo da ação do Espírito Santo e do próprio Deus, como fogo devorador.
A LUZ: A luz brilha, em oposição às trevas, e mesmo no plano natural é necessária à vida, como a luz do sol. Ela mostra o caminho ao peregrino errante. A luz produz harmonia e projeta a paz. Como o fogo, pode multiplicar-se indefinidamente. Uma pequenina chama pode estender-se a um número infinito de chamas e destruir, assim, a mais espessa nuvem de trevas. É o símbolo mais expressivo do Cristo Vivo, como no Círio Pascal. A luz e, pois, a expressão mais viva da ressurreição.
O PÃO E O VINHO: Símbolos do alimento humano. Trigo moído e uva espremida, sinais do sacrifício da natureza, em favor dos homens. Elementos tomados por Cristo para significarem o seu próprio sacrifício redentor.
O ÓLEO: Temos na liturgia os óleos dos Catecúmenos, do Crisma e dos Enfermos, usados liturgicamente nos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. Nos três sacramentos, trata-se do gesto litúrgico da unção. Aqui vemos que o objeto além de ele próprio ser um símbolo, faz nascer uma ação, isto é, o gesto simbólico de ungir. A unção com o óleo atravessa toda a história do Antigo Testamento, na consagração de reis, profetas e sacerdotes, e culmina no Novo Testamento, com a unção misteriosa de Cristo, o verdadeiro Ungido de Deus (Cf. Is 61,1; Lc 4,18). A palavra Cristo significa, pois, ungido. No caso, o Ungido, por excelência.
AS CINZAS: As cinzas, principalmente na celebração da Quarta-Feira de Cinzas, são para nós sinal de penitência, de humildade e de reconhecimento de nossa natureza mortal. Mas estas mesmas cinzas estão intimamente ligadas ao Mistério Pascal. Não nos esqueçamos de que elas são fruto das palmas do Domingo de Ramos do ano anterior, geralmente queimada na Quaresma, para o rito quaresmal das cinzas.


O ESPAÇO DA CELEBRAÇÃO

ALTAR: mesa fixa ou móvel destinada á celebração eucarística.
AMBÃO OU MESA DA PALAVRA: estante de onde proclama a palavra de Deus.
PIA BATISMAL: lugar reservado para a celebração do batismo.
CREDÊNCIA: mesinha onde se colocam os objetos litúrgicos que serão utilizados na celebração.
NAVE DA IGREJA: espaço reservado para os fiéis.
PRESBITÉRIO: espaço ao redor do altar, geralmente um pouco elevado, onde se realizam os ritos sagrados.
SACRISTIA: sala anexa á igreja onde se guardam as vestes dos ministros e os objetos destinados às celebrações; também o lugar onde os ministros se paramentam.


A SANTA MISSA

Na Missa ou Ceia do Senhor, o povo de Deus é convocado e reunido, sob a presidência do sacerdote que representa a pessoa de Cristo, para celebrar a memória do Senhor ou sacrifício eucarístico. Por isso, a esta reunião local da santa Igreja aplica-se, de modo eminente, a promessa de Cristo: "Onde dois ou três estão reunidos no meu nome, eu estou no meio deles" (Mt 18, 20). Pois, na celebração da Missa, em que se perpetua o sacrifício da cruz, Cristo está realmente presente tanto na assembléia reunida em seu nome, como na pessoa do ministro, na sua palavra, e também, de modo substancial e permanente, sob as espécies eucarísticas.

RITOS INICIAIS

PROCIÇÃO E CANTO DE ENTRADA: O canto deve expressar a alegria de quem vai participar da Eucaristia. De preferência se faz à procissão pelo corredor central da igreja. Os coroinhas vão à frente do presidente da celebração. Quando se utiliza o insenso o padre insensa o altar. 
SAUDAÇÃO: O presidente da celebração começa fazendo o sinal-da-cruz, pronunciando (ou cantando) as palavras Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Significa que todos estão ali reunidos em nome da Santíssima Trindade.
ATO PENITENCIAL: Os membros da assembléia, pelo ato penitencial, expressam sua franqueza, fazem um ato de humildade e invocam o perdão e a ajuda de Deus, a fim de poder ouvir com maior proveito sua Palavra e comungar mais dignamente o Corpo e Sangue de Cristo. Durante o ato penitencial pode haver aspersão em recordação do batismo.
GLÓRIA: O Glória é um hino antiqüíssimo e venerável, pelo qual a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro. É um cântico transbordante de alegria, confiança, humildade, e que dá ao inicio da Eucaristia um tom de festividade: o olhar da comunidade está posto na glória de Deus. Por isso, para ser cantado deve-se respeitar seu conteúdo original, ou seja, o aspecto trinitário. É cantado ou recitado em todas as celebrações exceto no tempo do Advento e da Quaresma.
ORAÇÃO DO DIA: O sacerdote diz a oração que se costuma chamar "coleta", pela qual se exprime a índole da celebração. Conforme antiga tradição da Igreja, a oração costuma ser dirigida a Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo e por uma conclusão trinitária, “Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

LITURGIA DA PALAVRA

AS LEITURAS: As leituras previstas para a celebração dominical são três, mais o salmo responsorial. A leitura do Evangelho constitui o ponto culminante da Liturgia da Palavra, por isso sua proclamação é cercada de gestos de apreço, como a aclamação, e nas celebrações solenes, a procissão com o evangeliário, o uso de tochas e o incenso. A primeira leitura é uma passagem tirada do Antigo Testamento, o salmo responsorial é um canto que nos ajuda a entender melhor a mensagem da primeira leitura, já a segunda leitura é uma passagem tirada do Novo Testamento, de uma das cartas (epístolas) dos Apóstolos. Nas celebrações semanais acontecem apenas duas leituras mais o salmo responsorial.
A HOMILIA: A homilia é uma parte da liturgia e vivamente recomendada, sendo indispensável para nutrir a vida cristã. Convém que seja uma explicação de algum aspecto das leituras da Sagrada Escritura ou de outro texto do Ordinário, levando em conta tanto o mistério celebrado, como as necessidades particulares dos ouvintes.
PROFISSÃO DE FÉ (CREDO): É a adesão dos fieis à Palavra de Deus ouvida nas leituras e na homilia. O Creio é um conjunto estruturado de artigos de fé, uma espécie de resumo da fé crista. Existem dois textos: um mais longo chamado niceno-constatinonopolitano, porque foi fruto dos concílios de Nicéia e Constantinopla. O outro, mais breve e mais utilizado de redação simples e popular, é conhecido como Símbolo dos Apóstolos. Assim, nós recordamos e professamos os grandes mistérios da fé, antes de iniciar sua celebração na Eucaristia.
ORAÇÃO DOS FIÉIS (OU ORAÇÃO UNIVERSAL): Assim é chamada por incluir os grandes temas da oração cristã de pedido: pelas necessidades da igreja, pelos governantes, pela salvação do mundo, pelos oprimidos e pela comunidade local.

LITURGIA EUCARÍSTICA

APRESENTAÇÃO E PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: Os dons apresentados, pão, vinho e água são: “frutos da terra e do trabalho humano”, que vão se tornar o corpo e o sangue de Cristo. Desde os primeiros tempos da Igreja se costumava misturar um pouco de água com o vinho. Simboliza a incorporação (união) da humanidade a Jesus. Nesse momento, a assembléia normalmente realiza a coleta do dinheiro e outros donativos e os leva em procissão até o altar, juntamente com o pão e o vinho. Esse gesto deve ser a expressão sincera de comunhão e solidariedade das pessoas que põem em comum o que possuem para partilhar, conforme a necessidade dos irmãos e para atender as necessidades da própria comunidade. O presidente da celebração, após a apresentação das oferendas e incensação, quando houver, lava as mãos. A esse rito dá-se o nome de lavabo e tem finalidade simbólica. Exprime, para o sacerdote, o desejo de estar totalmente purificado antes de iniciar a oração eucarística, que é o ponto culminante de toda a celebração.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: Depositadas as oferendas sobre o altar e terminados os ritos que as acompanham, conclui-se a preparação dos dons e prepara-se a Oração Eucarística com a oração sobre as oferendas.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

PREFÁCIO: É um canto de agradecimento e louvor a Deus por toda a obra da salvação ou por um de seus aspectos. Conclui-se com o canto do Santo.
INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (EPICLESE): O padre estende as mãos sobre os dons e pede ao Pai que santifique as ofertas “derramando sobre elas o vosso Espírito a fim de que tornem para nós o Corpo e Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso” (Oração Eucarística II).
NARRATIVA DA INSTITUIÇÃO: O padre repete as palavras que Jesus pronunciou na última ceia, ao instituir a Eucaristia, ao oferecer o seu Corpo e Sangue sob as espécies de pão e vinho, e entregá-los aos apóstolos como comida e bebida dando-lhes a ordem de perpetuar este mistério.
OFERECIMENTO DA IGREJA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO: a Igreja oferece ao Pai, em ação de graças “o pão da vida e o cálice da salvação” (Oração Eucarística II) e pede que “sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito”
 (Oração Eucarística III).
INTERCESSÕES: Por meio delas se exprimem que a Eucaristia é celebrada em comunhão com toda a Igreja, tanto celeste como a terrestre, os santos, a Virgem Maria, os apóstolos e mártires, o papa, o bispo diocesano, e os demais bispos, ministros e todo o povo de Deus e, se recordam os irmãos e irmãs falecidos.
DOXOLOGIA: O sacerdote eleva o pão e o vinho consagrados, corpo e o sangue do Senhor, por quem sobe ao Pai, na unidade do Espírito Santo, o louvor de toda a humanidade, enquanto pronuncia as palavras Por Cristo, com Cristo e em Cristo...         
RITOS DA COMUNHÃO

PAI-NOSSO: É uma oração de passagem para a comunhão. Ensinada por Jesus, esta oração resume os anseios mais profundos do ser humano, tanto em sua dimensão espiritual, quanto material.
GESTO DA PAZ: Segue-se o rito da paz no qual a Igreja implora a paz e a unidade para si mesma e para toda a família humana e os fiéis se exprimem à comunhão eclesial e a mútua caridade, antes de comungar do Sacramento. Mediante um aperto de mão ou abraço, expressamos nosso desejo da comunhão com os irmãos e irmãs e ao mesmo tempo incluímos um compromisso de lutar pela paz e a unidade no mundo inteiro.  
 FRAÇÃO DO PÃO: O sacerdote, reproduzindo a ação de Cristo na última ceia, partiu o pão em vários pedaços. Este gesto significa que muitos fiéis pela Comunhão no único pão da vida, que é o Cristo, morto e ressuscitado pela salvação do mundo, formam um só corpo (1Cor 10, 17). Durante a fração do pão, a assembléia canta ou recita Cordeiro de Deus. Ao partir o pão, o sacerdote coloca um pedacinho no cálice para significar a unidade do Corpo e do Sangue do Senhor na obra da salvação, ou seja, do Corpo vivente e glorioso de Cristo Jesus.
COMUNHÃO: É o momento em que cada membro da assembléia estabelece intima união com Jesus. Alimenta-se do corpo e do sangue do Senhor. Após a comunhão há um instante de silêncio, a fim de que cada comungante se entretenha no diálogo com Jesus.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO: Nela o sacerdote implora os frutos da celebração eucarística e o povo confirma, respondendo amém.

RITOS FINAIS
AVISOS: São importantes para alimentar a vida da comunidade. Se houver homenagens como aniversários, matrimoniais, festividades entre outros acontecem nesse momento.
BENÇÃO: saudação e bênção do sacerdote, que em certos dias e ocasiões é enriquecida e expressa pela oração sobre o povo, ou por outra fórmula mais solene.

TERMOS LITÚRGICOS

ALELUIA: Palavra hebraica - Louvai o Senhor. É uma expressão de alegria que se usa principalmente na aclamação ao Evangelho: abundantemente no tempo pascal. Não se usa no tempo da quaresma.
AMÉM: Palavra hebraica que alguns traduzem por assim seja. O Apocalipse (3.14) chama Jesus de o Amém, e a II Carta aos Coríntios (1.20) afirma que é em Jesus que dizemos Amém. Santo Agostinho diz que o nosso Amém é a nossa assinatura, o nosso compromisso.
ANTÍFONA:Texto curto antes e depois de cada salmo da Liturgia das Horas, que exprime sua idéia principal.
CÂNON DA MISSA:Oração eucarística da missa.
CATECUMENATO:Tempo de iniciação á vida cristã e preparação para o batismo.
CONCELEBRAÇÃO:Celebração simultânea demais de um sacerdote á mesma missa.
CRUCIFERÁRIO:Aquele responsável por vela a Cruz nas procissões.
DOXOLOGIA: Fórmula de louvor que geralmente se usa em honra a Santíssima Trindade. Na liturgia recebem o nome doxologia o “Glória ao Pai...”, “Glória a Deus nas alturas” e o “Por Cristo, com Cristo em Cristo...”, no final da oração eucarística.
EPICLESE: Oração da missa com a qual se invoca a descida do Espírito Santo, antes da consagração, santifique as oferendas e após a consagração.
EPÍSTOLA: Na antiguidade, comunicação escrita de qualquer tipo. O Novo Testamento contém vinte e uma epístolas ou cartas. As epístolas normalmente tratam de temas gerais e são dirigidas não a uma pessoa em particular, mas ao público em geral.
EXÉQUIAS: Ritos em favor dos fieis falecidos.
HOSANA: Palavra de origem hebraica que significa salva-nos! Foi proclamada pelas multidões que foram ao encontro de Jesus em sua entrada solene a Jerusalém, pra indicar sua rela dignidade messiânica (cf. Mateus 21.9). Esta palavra aparece após o prefácio, na aclamação: Santo, Santo, Santo...
KYRIE ELEISON: Expressão grega que significa Senhor, piedade, é uma invocação antiga mediante a qual os fiéis imploram a misericórdia do Senhor.
LAVABO:Ato de lavar as mãos.Na missa,olavabo se dá após a apresentação das ofertas.Além dísso, o lavado ocorre quando o sacerdote tem necessidade de lavar as mãos,por ocasião do lava-pés,imposição das cinzas,unção das mãos do neo-sacerdote.
MEMENTO: Parte da oração eucarística em que se recordam os vivos e os falecidos.
OITAVA:Solenidade de Natal e Páscoa,que se celebram por 8 dias.
RUBRICAS:Regras ou explcações em vermelho - rubro significa vermelho - para o reto desenrolar das ações litúrgicas.
SACRAMENTÁRIO:Livro que engloba os diversos Rituais dos Sacramentos.
VIÁTICO:Comunhão que se leva aos que se encontram gravemente enfermos.

ANO LITÚRGICO

O Ano Litúrgico é o “Calendário religioso”. É a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo de um ano. Não coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. O Ano Litúrgico começa e termina quatro semanas antes do Natal. Tem como base as fases da lua. Compõe-se de dois grandes ciclos: o Natal e a Páscoa. São como dois pólos em torno dos quais gira todo o Ano Litúrgico. Pode ser dividido de duas formas:  POR CICLOS: Que é o período que acontecem fatos importantes a partir de um acontecimento. O ciclo do Natal, formado por: Natal, Sagrada Família, festa da Mãe de Deus, Epifanía e Batismo. O ciclo da Páscoa, formado por: Quaresma, Semana Santa, Tríduo Pascal, Páscoa, Domingos da Páscoa (ascensão) e Petencostes. POR TEMPOS: Tempo do Advento (quatro domingos antes do Natal), Tempo do Natal(até o Batismo do Senhor), Tempo da Quaresma(cinco domingos mais Semana Santa), Tempo da Páscoa(da Páscoa até Pentecostes) e Tempo Comum(34 domingos asSim distribuídos: da festa do BatiSmo do Senhor até o início de Pentecostes; de Pentecostes até o 34º Domingo do Tempo Comum).



ADVENTO: O período do Advento abre o ano litúrgico. Advento significa vinda, chegada. É o tempo em que se espera o nascimento de Jesus, a vinda de Cristo. Tem início no fim de novembro ou começo de dezembro. Os quatro domingos que antecedem o Natal chamam-se domingos do Advento. O tempo do Advento não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus. Costuma-se fazer a coroa do Advento (quatro velas dispostas numa coroa de folhas natural, que devem ser acesas uma a uma, nos quatro domingos). É durante o Advento, no dia 8 de dezembro celebra a festa de Nossa Senhora, a Imaculada Conceição.
NATAL: O tempo litúrgico do Natal inicia-se dia 24 de dezembro e termina com a festa do Batismo do Senhor. Neste período, celebram-se duas grandes solenidades: o Natal e a Epifania. E ainda duas festas muito importantes: Sagrada Família e Santa Maria Mãe de Deus. No Natal (25 de dezembro) comemora-se a vinda do Filho de Deus ao mundo, Jesus Cristo, para a salvação dos seres humanos. O Natal é um tempo de grande alegria para a Igreja e para todos os cristãos.
QUARESMA: É um tempo muito especial para todos os cristãos. É um tempo de renovação espiritual, de arrependimento, de penitência, de perdão, de muita oração e principalmente da fraternidade. Por isso, no Brasil, desde 1964, durante a Quaresma, a Igreja convida os cristãos a viverem a Campanha da Fraternidade, que cada ano apresenta um tema especifico. Não se diz "Aleluia", nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifício e penitências, não de louvor. Com o Domingo de Ramos inicia-se a Semana Santa.
TRÍDUO PASCAL: As celebrações mais importantes de todo ano litúrgico são as do Tríduo Pascal. Inicia-se na Quinta-feira Santa e termina no Sábado Santo, com a Vigília Pascal.
QUINTA-FEIRA SANTA: Na tarde desse dia, comemora-se a último dia de Jesus, ocasião em que ele tomou o pão e o vinho, abençoou-os e deu-os aos seus discípulos, dizendo tratar-se de seu corpo e de seu sangue: assim ele instituiu o sacramento da Eucaristia, estabelecendo com o povo uma Nova Aliança, por meio do seu sacrifício. Foi também durante a última ceia que Jesus lavou os pés dos discípulos, demonstrando humildade, serviço e amor ao próximo.
SEXTA-FEIRA SANTA: Nesse dia a Igreja relembra a Paixão e Morte de Jesus Cristo, numa celebração muito especial á tarde, pois foi por volta das 15 horas que Jesus morreu. Na Sexta-feira Santa não há missas apenas celebração da palavra.
SABADO SANTO: Este é um dia de recolhimento, reflexão e muito silêncio: é o dia em que Jesus permaneceu em seu sepulcro. Na noite do Sábado Santo, renova-se a memória do acontecimento mais importante de nossa fé cristã: a Ressurreição. Há então, em todas as igrejas, uma celebração muito significativa, a mais importante de toda a liturgia, que é a Vigília Pascal.
PÁSCOA: Em hebraico, que é a língua que foram escritas as primeiras versões Bíblia, Páscoa significa “passagem”, rememorando a passagem de Moisés, com todo o povo hebreu, ao retirar do Egito e libertar-se da escravidão. Também Jesus, ao ressuscitar, “passou” da morte para a vida, da escuridão para á luz. E nós, na Páscoa, somos convidados a realizar essa mesma passagem, isto é, a ressuscitar com Jesus para o amor e a serviço ao próximo. A Páscoa é um longo período litúrgico: além da oitava da Páscoa, prolonga-se por mais seis domingos. O tempo pascal termina com duas importantes solenidades a festa da Ascensão de Jesus ao céu e a festa de Pentecostes que relembra a decida do Espírito Santo sobre os apóstolos.
TEMPO COMUM: A vida de Jesus foi cheia de acontecimentos, é claro que houve momentos muito especiais, mas houve também muitos episódios na vida de Jesus que a Igreja faz questão de recordar. E isso é feito durante o Tempo Comum. O Tempo Comum abrange quase todo o ano inteiro. São 34 domingos, divididos em duas partes a primeira compreende de seis a nove domingos, iniciando-se depois do Tempo do Natal e terminando na Quaresma e o segundo começa após o Tempo Pascal e vai até o fim de novembro, mais precisamente até a festa de Cristo Rei, que encerra também o ano litúrgico. A segunda parte do Tempo Comum abre-se com a solenidade da Santíssima Trindade. E, poucos dias depois, há a festa de Corpus Christi. O Tempo Comum, ao longo de todos seus domingos, mostra-nos a própria vida de Cristo, com seus ensinamentos, seus milagres, suas orações.Com Jesus e seus exemplos, aprendemos a viver na verdadeira vida cristã, uma vida a serviço, respeito e amor e a todas as coisas criadas por Deus. Cada um desses domingos é um novo encontro com Jesus, que nos leva cada vez mais para perto do Pai.
SOLENIDADES: Durante o ano, a Igreja não comemora apenas festas litúrgicas. Há muitas outras datas celebradas para louvar o Senhor, para homenagear a Virgem Maria, para venerar os santos, agradecendo a Deus por suas virtudes. Dentre essa celebrações, as mais importantes são as solenidades, como por exemplo, a do Sagrado Coração de Jesus, a Anunciação do Senhor, a Assunção de Maria, Todos os Santos, São José, São Pedro e São Paulo e outras. Há também as chamadas festas, como por exemplo, a dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, a natividade de Nossa Senhora, a Conversão de São Paulo e outras. E, finalmente, a Igreja celebra também a memória, isto é, lembrança de alguns santos que se distinguiram por sua vida e seu exemplo, como São Francisco, nosso padroeiro.


SANTO PADROEIRO DOS COROINHAS

SÃO TARCÍSIO
Viveu por volta do ano de 258 da era cristã, Tarcísio era acólito, acompanhando o próprio Papa na celebração Eucarística. Durante a terrível perseguição de Valeriano, muitos cristãos foram presos e condenados à morte. Nas tristes prisões, os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com Cristo Eucarístico. Às vésperas de numerosas execuções de mártires, o Papa Sixto II não sabia como levar o Pão dos Fortes àquelas heróicas testemunhas de Cristo que estavam na cadeia. Foi então que Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, se ofereceu dizendo-se pronto para essa piedosa tarefa, Tarcísio afirmou que se sentia forte, disposto antes a morrer que a entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos. Comovido por essa coragem, entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam ser distribuídas como viático aos próximos mártires. Tarcísio passando pela Via Apia, foi notado por alguns rapazes pela sua estranha compostura e começaram a fazer perguntas do que levava. Ele, porém, julgando ser coisa indigna de entregar, negou-se terminantemente a fazê-lo. Foi então por eles torturado, batido e apedrejado. Após sua morte, revistaram-lhe o corpo e nem a caixinha nem o Sacramento de Cristo foram encontrados. Seu corpo foi recolhido por um soldado ocultamente cristão que o levou ás catacumbas, onde recebeu honorífica sepultura. Tarcisio foi declarado padroeiro dos Coroinhas, porque servem ao Altar e como exemplo de São Tarcisio, guardam a Sagrada Eucaristia com sua própria vida.


ORAÇÕES QUE O COROINHA DEVE SABER




SINAL DA CRUZ: Pelo sinal da santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
*PAI-NOSSO: Pai que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas assim na terra como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não n os deixeis cai em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
*AVE-MARIA: Ave Maria, cheia de graça o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
GLÓRIA AO PAI: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
SALVE-RAINHA: Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois desse desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
SANTO ANJO DA GUARDA: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa, ilumina. Amém.
*ORAÇÃO A SÃO TARCÍSIO: Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia. Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo. Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé. Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Pedido). Graças e louvores se dê a cada momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
*ORAÇÃO DOS COROINHAS: Senhor Jesus Cristo, que me chamastes ao ministério de coroinha dá-me coragem para atender o seu chamado. Abençoa meu serviço dentro da comunidade quero exercê-lo com respeito e alegria, testemunhando a todos o teu amor. Abençoa também minha família, meus amigos e minha vocação. Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, preserva-me de todas as distrações nesta oferta a teu filho sobre o altar. Santo Anjo da Guarda, protege-me. São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, rogai por nós. Amém.
ORAÇÃO DE SÃO BENTO: A Cruz Sagrada seja minha luz. Não seja o Dragão meu guia. Retira-te Satanás. Nunca me aconselhes coisas vãs. É mal o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo do teu veneno.
ORAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos! Ó Deus, que instituístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas aS coisAS, segundo o meSmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
ORAÇÃO NOSSA SENHORA DO LORETO:Ó Maria, Virgem Imaculada e Mãe nossa Santíssima, prostrados em espírito junto de vossa Santa Casa, que os Anjos transportaram sobre a ditosa colina de Loreto, Cheios de confiança em vós, Mãe Santíssima, humildemente elevamos a nossa prece: Entre aquelas santas paredes vós fostes concebida sem pecado e mais bela que a Aurora viestes à luz; na oração e no amor o mais sublime, passastes os dias de vossa infância e juventude; aí fostes saudada pelo Anjo “Bendita entre as mulheres” e vos tornastes Mãe de Deus ; por tudo isso, ó Maria, os olhos misericordiosos a nós volvei, humildes filhos vossos, peregrinos neste vale de lágrimas e concedei-nos todas as graças que vos pedimos; abençoe nossas famílias, consolai nossos doentes, dirigi os nossos passos para a bem-a venturança eterna onde possamos vos saudar como o Anjo: “AVE MARIA”! (Virgem Lauretana, rogai por nós)
ORAÇÃO A SÃO LUIZ ORIONE:Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos adoramos e vos damos graças pela imensa caridade que infundistes no coração de São Luis Orione e, por ter-nos dado nele o apóstolo da caridade, o pai dos pobres, o benfeitor
da humanidade sofredora e abandonada. Concedei-nos imitar o amor ardente e generoso que São Luis Orione tinha para convosco, à Santíssima Virgem, à Igreja, ao Papa e a todos os aflitos. Pelos seus méritos e sua intercessão, concedei-nos a graça que vos pedimos para experimentar a vossa Divina Providência. Amém
*ORAÇÃO DA MANHÃ: Senhor, no silencio deste dia que amanhece,venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente.Ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença. Senhor, reveste-me de tua beleza.E que, no decurso deste dia, eu te revele a todos.Amém.
*ORAÇÃO PARA ANTES DAS REFEIÇÕES:
Obrigado, Senhor, por estes alimentos que vamos tomar agora.
Eles nos sustentarão dando ao nosso corpo a saúde e a resistência para o trabalho diário.Que eles sirvam também para nos dar disposição em servir aos mais fracos, aos que não têm saúde, aos que precisam de ajuda. Alimentai, Senhor, o nosso espírito para que saibamos usar bem o nosso corpo e, vivendo em comunhão constante com os irmãos e convosco, cheguemos a participar do banquete celeste, preparado por Cristo, nosso Senhor! Amém.
*ORAÇÃO PARA DEPOIS DAS REFEIÇÕES:
Ó Deus, nosso Pai, nós vos damos graças pelo alimento que generosamente nos ofereceis, aqui reunidos em família; concedei que nós também saibamos levar espontaneamente aos irmãos os vosso dons e favores, e possamos tomar parte no banquete eterno. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
*ORAÇÃO DA NOITE:
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e... perdão.
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos
Obrigado pela alegria que vi no rosto das crianças
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão
Obrigado também por isso que me fez sofrer...
Obrigado porque naquele momento de desânimo
lembrei que tu és meu Pai
Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida,
pelo meu desejo de superação...
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo
Perdão porque não me lembrei que não sou filho único,
mas irmão de muitos
Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço
e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto
Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor
Perdão por não ter sabido hoje
entregar-me e dizer: "sim", como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã
Que ao despertar, me invada novo entusiasmo
Que o dia de amanhã seja um
ininterrupto "sim" vivido conscientemente.Amém.
Boa noite Pai. Até amanhã.

A EUCARISTIA

Eucaristia, que quer dizer ação de graças, é o sacramento do amor, pois é o encontro pessoal de Cisto com o homem. A Eucaristia é o ágape (a festa, o banquete) da memória: “Façam isso para celebrar a minha memória”.
É sacramento porque é sinal de Deus, e nos compromete com Ele, com seu plano, com a comunidade e com a recriação do mundo. A Eucaristia é o grande mistério da nossa igreja, só aceito pelo povo crente pela fé. Eucaristia é mistério da fé. É o ponto alto, o ponto central da missa. Por esta razão, a missa deve ser sempre o centro da vida do cristão, pois Cristo é o centro da celebração da missa na Eucaristia.
O pão e o vinho, fruto da videira e do trabalho do homem, consagrados no altar, transubstanciam-se, trocam de substancia, após a consagração, para corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
A Eucaristia não significa nem tampouco representa o corpo e Jesus. O vinho consagrado não significa o sangue, mas É o precioso sangue de Cristo.(Mt 26, 26-29; Mc 14,22s; Lc 22,14-30; ICor 11,23-29)
Então, sob as aparecias de pão e vinho, temos Jesus com seu corp e com seu sangue a espera de nós, hoje e sempre. Essa é a mais amorosa forma que ele escolheu para estar sempre conosco
Cristo está presente em cada uma das espécies e inteiro em cada uma das partes delas, de maneira que a fração do pão não divide o Cristo.
No sacrário, Jesus está sempre a nossa disposição. Podemos recebê-lo fisicamente na missa, na eucaristia, ou podemos ir ao templo e orar a Ele, conversar com Ele, adorá-Lo, contar-Lhes coisas de nossa vida, de nossas alegrias, nossos projetos e decepções. O sacrário é a casa onde Cristo se encontra pessoalmente.
A comunhão aumente nossa união com Cristo. Receber a Eucaristia na comunhão traz como fruto principal a união íntima com Cristo Jesus. Pois o senhor diz: “Quem come a minha Carne e bebe meu Sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56). A vida em Cristo tem seu fundamento no banquete eucarístico: “Assim como o Pai, eu vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que de mim se alimenta viverá por mim” (Jo 6,57). O que o alimento mterial produz em nossa vida corporal, a comunhão o realiza de maneira admirável em nossa vida espiritual.
A comunhão separa-nos do pecado. Por isso a Eucaristia não pode unir-nos a Cristo sem purificar-nos ao mesmo tempo dos pecados cometidos e sem preservar-nos dos pecados futuros.
A Eucaristia faz a Igreja. Os que recebem a Eucaristia estão unidos mais intimamente a Cristo. Por isso mesmo, Cristo os une a todos os fiéis em um só corpo, a Igreja. A comunhão renova, fortalece, aprofunda esta incorporação à Igreja, já realizada no batismo.

CONDIÇÕES PARA SE PARTICIPAR DA COMUNHÃO

        - Ser batizado;
- Ter-se preparado e feito sua primeira eucaristia;
- Estar em estado de graça, isto é, sem pecado;
- Estar em jejum eucarístico de uma hora;
- Ter fé que sob as aparências do pão e do vinho estão Jesus;
- Estar disposto a assumir os compromissos de comunhão decorrentes da eucaristia.

O MILAGRA EUCARÍSTICO DE LANCIANO

Nossos sacrários mantêm entre nós a realidade da Encarnação: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós..." E habita ainda verdadeiramente presente entre nós, não somente de uma maneira espiritual, mas com seu próprio Corpo – "Ave verum corpus, natum de Maria Virgine" canta a Igreja diante do Santíssimo Sacramento: "Salve verdadeiro corpo, nascido da Virgem Maria, corpo que sofreu verdadeiramente e foi verdadeiramente imolado pela salvação dos homens".
            Um milagre bem destinado ao nosso tempo de incredulidade. Pois, como diz São Paulo, os milagres são feitos não para aqueles que crêem, mas para os que não crêem. Hoje em dia, um certo número de cristãos querem admitir, a exemplo dos protestantes, apenas uma presença espiritual do Cristo na alma daquele que comunga, os sinais sacramentais do pão e do vinho consagrados seriam puros símbolos, tal como a água do batismo, que não é e não permanece senão simples água, ainda que significando e realizando pela palavra que a acompanha – a purificação da alma.. É uma falta de fé profunda na presença real, e portanto, na palavra onipotente do Cristo: "Isto é meu Corpo! Isto é meu sangue!".  Em uma igrejinha da cidade de Lanciano, igreja dedicada a São Legoziano (que se identifica como o soldado que transpassou o coração de Cristo com a lança na cruz), no VIII século, um monge basiliano durante a celebração da Missa, depois de ter realizado a dupla consagração do pão e do vinho, começou a duvidar da presença na hóstia e no cálice, do Corpo e do Sangue do Salvador. Foi então que se realizou o milagre: diante dos olhos do padre, a hóstia se tornou um pedaço de carne viva; e no cálice o vinho consagrado torna-se verdadeiro sangue, coagulando-se em cinco pedrinhas irregulares de formas e tamanhos diferentes. Conservaram se esta carne e este sangue milagrosos, e no correr dos séculos várias pesquisas eclesiásticas foram realizadas. Quiseram, em nossos dias, verificar a autenticidade do milagre, e 18 de novembro de 1970, os Frades Menores Conventuais que têm a seu cuidado a igreja do Milagre decidiram, com a autorização de Roma, a confiar a um grupo de peritos a análise científica daquelas relíquias, datadas de doze séculos. As pesquisas foram feitas em laboratório, com estrito rigor, por dois professores. Em 4 de março de 1971, estes cientistas davam suas conclusões, que em inúmeras revistas de ciência, do mundo inteiro divulgaram em seguida.                                                                                                                           "A Carne é verdadeiramente carne. O Sangue é verdadeiro sangue. Um e outro são carne e sangue humanos. A carne e o sangue são do mesmo grupo sangüíneo (AB). A carne e o sangue são de uma pessoa viva. O diagrama deste sangue corresponde a de um sangue humano que tenha sido retirado de um corpo humano naquele dia mesmo. A Carne é constituída de tecido muscular do coração (miocárdio). A conservação destas relíquias, deixadas em estado natural durante séculos e expostas à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário". Fica-se estupefato diante de tais conclusões, que manifestam de maneira evidente e precisa a autenticidade deste milagre eucarístico. Antes mesmo de as darem a conhecer de modo oficial, os peritos, no fim de sua analises, enviaram aos Padres Franciscanos de Lanciano o seguinte telegrama: “Et Verbum caro factum est" (E "o Verbo se fez carne”). Outro detalhe inexplicável: pesando-se as pedrinhas de sangue coagulado (e todos são de tamanhos diferentes) cada uma delas tem exatamente o mesmo peso das cinco pedrinhas juntas!
Jesus o prometeu: "Eis que estou convosco até a consumação dos séculos”.

SACRAMENTAIS

As ações sacramentais, ou simplesmente os sacramentais, não são os sacramentos. São ações litúrgicas que têm como finalidade lembrar os sacramentos e santificar alguns momentos de nossa vida. Os mais importantes sacramentais são os seguintes: sinal da cruz com água benta, genuflexão diante o Santíssimo Sacramento, adoração eucarística, aspersão com água benta, benção e procissão com velas, benção de objetos, imposição das cinzas, lava-pés, reza comunitária do terço, procissões do círio e das festas, entre outros.

OS 7 SACRAMENTOS DA IJREGA

1. O Batismo,
2. A Crisma,
3. A Eucaristia,
4. A Confissão,
5. A Unção dos Enfermos,
6. A Ordem,
7. O Matrimônio.


OS 7 Dons do Espírito Santo (Crisma)

                          
1. SABEDORIA        - PARA ESCOLHER FAZER  O BEM E NÃO O MAL.
2.  ENTENDIMENTO (INTELIGÊNCIA ou DISCERNIMENTO - PARA CONHECER  AS                            COISAS COMO SÃO E NÃO COMO APARECEM.                  
3.  CIÊNCIA (CONHECIMENTO DE JAVÉ)   - PARA CONHECER SEMPRE O QUE SE DEVE FAZER.
4.  CONSELHO       - PARA CONHECER COMO AGRADAR A DEUS.
5.  FORTALEZA (VALENTIA)  - PARA VENCER TODA TENTAÇÃO E TODO  MAL.
6.  PIEDADE * (A PRÁTICA DA JUSTIÇA)  - PARA SE COMPORTAR COM JUSTIÇA COM TODOS.   
7.  TEMOR DE DEUS (FAZ SEMPRE A VONTADE DE DEUS)  - PARA CONHECER COMO AGRADAR A DEUS.

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